- Área: 336 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Juliano Mendes
-
Fabricantes: Esquadrias Cendron, Frazzon Iluminação, Ilumine Conceito em Iluminação, Madeireira Cerrito, Marmogran, Tetto Conceito e Acabamento
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Viva foi projetada em um único pavimento, atendendo ao pedido dos proprietários em priorizar locomoção e funcionalidade. Locada no centro de um terreno com expressiva presença de vegetação arbórea, o projeto preservou as espécies existentes, tornando a edificação um elemento integrado com a natureza do entorno.
O projeto foi norteado por princípios de eficiência energética em todas as etapas possíveis. Foram desenvolvidos sistemas de aquecimento de água por captação de energia solar, captação e reuso das águas pluviais, assim como projeto luminotécnico que primou pela especificações de lâmpadas e luminárias de baixo consumo.
A setorização funcional da planta baixa da residência térrea garante a independência da área íntima, social e de serviço, sendo perceptível na volumetria, através da composição e dos materiais utilizados. O jardim dos fundos é totalmente integrado à casa através das porta-janelas, garantindo permeabilidade visual e favorecendo a ventilação e iluminação natural de todos os ambientes.
A família buscava identificação, personalização e que a sua história estivesse impressa em cada cômodo da casa. Para isso, foi essencial que a residência traduzisse o seu perfil e estilo de vida.
Sendo assim, o projeto arquitetônico contemplou os desejos de mobilidade, segurança, facilidade de manutenção, intercâmbio entre interior e exterior da residência, além de independência entre as áreas íntimas e social, cuja transição acontece no ambiente que abriga o spa coberto.
A integração da edificação com o entorno, a preservação da vegetação natural do terreno e o total atendimento do programa de necessidades repassado pela família foram objetivos que nortearam a concepção e a idealização do projeto.